top of page
Banner_Blog MP.png

Blog

3 benefícios da gestão de patrimônio para Family Offices

Atualizado: 6 de abr. de 2023



Para garantir uma gestão eficiente e valorização de patrimônio é importante procurar soluções que consigam auxiliar na administração dos recursos, principalmente quando falamos de family offices.



Grandes fortunas acabam gerando necessidades específicas e complexas para serem gerenciadas. Muitas vezes, essas heranças são acompanhadas de burocracia e muitos processos que envolvem a gestão de patrimônios, que podem ser diversificados e até mesmo muito grandes.


A gestão de um patrimônio pode envolver desafios de governança, contabilidade, valorização de ativos, planejamento financeiro, tributário e gerenciamento administrativo com inquilinos, além de todo o posicionamento da família frente ao mercado.

A gestão de patrimônio para family offices vem como uma solução para auxiliar todas as etapas, incluindo soluções especializadas e profissionais capacitados para resolverem os diferentes processos administrativos, imobiliários e financeiros. Mas como isso funciona na prática? Contamos a seguir os 3 benefícios dessa gestão:



O que é family office?


O conceito de family office pode ser traduzido como “escritório familiar”. De modo geral, ele se refere ao serviço especializado na gestão de patrimônio e de investimentos de grandes fortunas familiares.


O family office funciona como uma assessoria completa, atuando em áreas jurídicas, contábeis e fiscais, além dos investimentos. Essa modalidade tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, sendo cada vez mais procurada por famílias que buscam uma maior segurança, eficiência e retorno na gestão de seus patrimônios.


É importante saber que o serviço é dividido dois tipos:


  • Single family office: prestado por uma gestora de maneira exclusiva e personalizada.

  • Multi family office: a gestora não trabalhará de maneira exclusiva, mas prestará o serviço para diversas famílias.



Para quem é indicado a Gestão de Family Office?


De modo geral, o serviço é indicado para famílias que possuem um patrimônio imobiliário, normalmente na casa de centenas de milhões. Porém, isso não é uma regra, já que algumas empresas atendem famílias detentoras de uma quantidade menor de riqueza.




Benefícios da gestão de patrimônio


1 - Atendimento personalizado, com uma gestão e consultoria constantes para melhor entendimento do portfólio e posicionamento frente ao mercado


2 - Gestão unificada, que permite mais transparência nos processos financeiros e administrativos, apoiando as famílias com processos que impactam os negócios, mas que precisam ser bem gerenciados e com profissionais especializados


3 - Alcance de objetivos familiares em relação ao patrimônio. Com o direcionamento das decisões de forma alinhada ao perfil de risco, é possível alcançar melhores resultados financeiros com estratégias de venda e/ou locação do imóvel e qual é a melhor avaliação de cenário para cada um




Serviços oferecidos pela matchpoint


1) Planejamento patrimonial: adoção de ações voltadas para criação, estruturação e conservação do patrimônio;


2) Planejamento tributário: estratégias para a redução da carga tributária, como a escolha do regime tributário mais benéfico;


3) Planejamento sucessório: estratégias para distribuição de herança, com a elaboração de testamento e/ou doação em vida, sempre em conjunto com o planejamento tributário, a fim de reduzir a carga tributária.



Gostou do conteúdo? Caso ainda tenha dúvidas sobre esse serviço ou queira fazer o seu family office, entre em contato conosco!


56 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page