Toda negociação de patrimônio imobiliário exige conhecimento, experiência com o mercado e cautela. Seja uma locação ou venda, estruturar a estratégia de comercialização de cada ativo envolve o estudo de cada imóvel para que a administração do patrimônio seja eficiente.
As negociações são parte de uma gestão bem direcionada, importante para a administração efetiva dos bens envolvidos, para que todos os imóveis estejam bem avaliados, posicionados frente ao mercado e negociados de forma estratégica.
Como é o mercado de imóveis de alto padrão?
Somente o mercado de escritórios de alto padrão de São Paulo, contabilizou um estoque ocupado de 3.7 milhões de m² no 3T22, com absorção líquida positiva pelo quinto semestre consecutivo - foram mais de 22 mil m², segundo dados apurados pela Buildings.
Outro mercado presente em escritórios de alto padrão é o do Rio de Janeiro, que reagiu positivamente no 3T22, com taxa de vacância menor que os trimestres anteriores e importantes locações no período, considerando que é uma região que sofre recessão há alguns anos. A Buildings revela, ainda, que assim como São Paulo, teve uma absorção líquida positiva, com mais de 13 mil m².
Com projeção de novo estoque, São Paulo e Rio de Janeiro devem receber novos empreendimentos em 2023. Isso significa que o posicionamento de ativos deve se manter estratégico e que as negociações de patrimônio imobiliário precisam ser bem planejadas e posicionadas frente ao mercado.
5 estratégias negociar um patrimônio imobiliário de forma estratégica
Existem diversas técnicas de venda para garantir o sucesso da negociação. Abaixo, apresentamos as principais delas para ter sucesso com clientes de alto padrão.
1. Entenda o mercado imobiliário
O mercado imobiliário é feito por ciclos de recuperação, expansão, excesso de oferta e recessão, que variam de acordo com a quantidade de estoque disponível, projetos entregues e movimentações. Entender esses ciclos frente ao cenário econômico, político e mercadológico é essencial para entender como valorizar cada ativo, posicionando o patrimônio de forma estratégica, seja para locação ou venda.
2. Conheça bem as necessidades do cliente
Essa é uma das técnicas de negociações de imóveis mais importantes e evita que você ofereça um imóvel que o cliente não precisa. Contar com profissionais que irão mapear, de forma efetiva, os segmentos e perfis de clientes que façam sentido para um determinado imóvel é essencial para direcionar uma negociação mais eficiente. Procure entender as expectativas do cliente e o que ele precisa ou deseja, para que assim, você selecione o imóvel que atenda exatamente às suas necessidades.
3. Administre os aspectos legais e tributários
O controle, o gerenciamento das informações, o monitoramento do mercado e a fiscalização administrativa e legislativa sobre os bens evitam também que na hora da negociação apareçam entraves para o fechamento do negócio. Uma má administração de patrimônio imobiliário pode resultar em dificuldades fiscais, possíveis sonegações e perda de documentação importante para um bom negócio.
4. Conheça o seu produto
O gerenciamento personalizado do patrimônio imobiliário permite melhor assessoria para traçar estratégias que possibilitam o aumento da valorização de cada ativo, negociando de forma estratégica a venda, a compra e a locação de imóveis de acordo com as práticas de valores do mercado, tornando as negociações transparentes para que a tomada de decisão seja assertiva.
5. Garanta uma experiência única
Todo cliente gosta de se sentir especial durante o atendimento - e isso fica ainda mais evidente quando estamos falando de um público de alto padrão. É fundamental que ele confie na empresa que está gerenciando e negociando o patrimônio imobiliário Isso implica trabalhar com conhecimento, transparência e eficiência, para que a negociação seja benéfica para as partes.
Conte com uma consultoria especializada
A gestão patrimonial é, de fato, extremamente importante, mas é preciso contar com profissionais experientes e qualificados para isso. Com a consultoria de profissionais especializados, não só as transações imobiliárias ocorrem de forma muito mais rápida, segura e sem riscos ao comprador, inquilino ou proprietário, mas também garante que a administração dos imóveis seja feita de forma constante, eficiente e ágil.
Comments