top of page
Banner_Blog MP.png

Blog

A Taxa Selic em 2024: Entendendo Seu Impacto no Mercado Imobiliário Corporativo

Atualizado: 6 de mar.

A queda demonstra um ano mais otimista, com investimentos imobiliários mais atrativos e um mercado mais positivo.




Em 2024, o mercado imobiliário corporativo no Brasil enfrenta novos desafios e oportunidades sob a influência da Taxa Selic. Neste artigo, exploraremos como a taxa básica de juros, definida pelo Banco Central do Brasil, está moldando o cenário para investidores e desenvolvedores imobiliários. Com a Taxa Selic atualmente em 11,25% é crucial entender seu impacto direto e indireto neste setor dinâmico.


No início do ano, o Banco Central fez a primeira reunião com o Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir sobre a Taxa Selic de 2024. Na oportunidade, a redução foi decidida e houve uma queda em relação à reunião ocorrida em dezembro de 2023, na qual a taxa se encontrava em 11,75% ao ano, representando  uma queda de 0,5%.

Entenda o impacto da Taxa Selic no Mercado Imobiliário e como o momento atual está positivo para o setor. 


O que é a Taxa Selic e sua relevância:

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, usada como referência para outras taxas de juros, incluindo empréstimos e investimentos.Comparando a taxa atual com anos anteriores, observamos um cenário de queda que influencia diretamente o mercado imobiliário.


Isto ocorre, pois quando a Selic se encontra em cenário de queda, os investimentos imobiliários se tornam mais atrativos quando comparados a outros investimentos disponíveis, já que não há necessidade de juros mais altos e os rendimentos de renda fixa, por exemplo, também tendem a diminuir. Cenário este, propício para quem busca por ativos com menor volatilidade e mais rentabilidade.


Impacto no Mercado Imobiliário Corporativo:

Com a Selic a 11,25%, o financiamento de novos projetos imobiliários se torna mais acessível, afetando decisões de construção e expansão, por exemplo. Além disso, a atratividade dos FIIs e outros investimentos imobiliários é diretamente impactada pela Selic, influenciando os rendimentos e a captação de novos investimentos, pois o mercado imobiliário se torna mais atrativo na busca por diversificação e oportunidades de retorno mais elevado.


Variações na taxa também podem alterar a demanda por escritórios e espaços comerciais, impactando aluguéis e taxas de ocupação positivamente. Isto porque o cenário torna as negociações mais flexíveis.


A diversificação pode ajudar a mitigar os riscos associados às flutuações da Selic, explorando oportunidades em diferentes segmentos do mercado imobiliário.


Previsões e Tendências Futuras:

Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central semanalmente, indicam que a Selic diminuirá nos próximos anos, encerrando em 2024 em 9% ao ano. Estas tendências apontam para um mercado imobiliário corporativo que será mais competitivo e atrativo para investidores e para negociações mais flexíveis de locação. Porém outros fatores devem ser levados em consideração, já que o estoque disponível, a taxa de vacância e a localização também podem influenciar a tomada de decisão e a variação do preço pedido em cada imóvel. 


A Taxa Selic de 2024 desempenha um papel fundamental no mercado imobiliário corporativo. Investidores e desenvolvedores precisam estar atentos a essas mudanças para tomar decisões estratégicas e lucrativas. Manter-se informado e adaptável é essencial em um ambiente econômico que está sempre evoluindo. 


Contar com profissionais qualificados e com experiência no setor, é fundamental para tornar esta tomada de decisão mais estratégica e rentável, visando retornos a médio e longo prazo. A matchpoint e a Differa auxiliam, juntas, clientes a analisarem e decidirem pela melhor opção de investimento ou locação, contribuindo para uma visão mais ampla do mercado, considerando os diferentes fatores econômicos e imobiliários que fundamentarão uma decisão mais ágil e inteligente.



São Paulo, 28 de novembro de 2023 – A partir de 21 de novembro, a matchpoint e Differa passaram a ter um novo endereço para seus escritórios, que antes estavam localizados em um coworking de São Paulo e agora passam a ocupar juntos um escritório próprio, na região da Faria Lima. 


Com o crescimento das empresas e buscando adaptar-se sempre às necessidades de seus colaboradores e clientes, as empresas estão felizes em anunciar que estão de casa nova. Este movimento vem ao encontro de seus objetivos de impulsionar o negócio e seu constante crescimento, principalmente após a sólida parceria entre as empresas, matchpoint e Differa.

“Vamos celebrar juntos essa nova fase e aguardar com boas expectativas as oportunidades e experiências que estão por vir. Afinal, é a nossa energia e comprometimento que transformam um espaço em um lar.”, afirma Júlia Botelho, sócia fundadora e CEO da matchpoint.


“A escolha da região teve como premissa a sua localização privilegiada, oferecendo uma infraestrutura completa de transporte, serviços, comodidades e comércio aos seus colaboradores, bem como a proximidade com nossos clientes. Além disso, a Faria Lima é considerada um dos endereços corporativos mais importantes de São Paulo.”, complementa Mauricio Rusca, sócio fundador e CEO da Differa.


O novo escritório está localizado na Avenida Faria Lima, 2.523 – conjunto 13, oferecendo espaços mais modernos e colaborativos aos colaboradores e eficientes para o desenvolvimento dos negócios.



50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page