top of page
Banner_Blog MP.png

Blog

Como realizar uma renovação de contrato de forma estratégica para maximizar resultados

Renovar um contrato de locação pode ser uma oportunidade para otimizar os custos envolvidos no aluguel, tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Para isso, é importante adotar uma estratégia bem planejada e analisar cada caso.



O mercado imobiliário vive o modelo híbrido de trabalho, em que as empresas passaram a olhar suas ocupações para otimizarem seus espaços, tornando suas locações mais bem planejadas e estruturadas para atender ao modelo.



Neste mesmo cenário, muitos contratos de locação tiveram revisão do preço do aluguel, outros foram renegociados com os proprietários e muitas empresas também passaram pela ação renovatória. Mas ao entrar em período de renovação, é preciso compreender que a tomada de decisão precisa considerar cenários a médio e longo prazo, possibilidade de crescimento da empresa ou otimização e, também, como está se adequando à nova rotina de trabalho. Maximizar resultados na renovação de um contrato de locação nem sempre pode ser fácil e é preciso contar com parceiros que forneçam imparcialidade, conhecimento e visão de mercado para que ambos os lados saiam beneficiados da negociação.


Separamos algumas etapas importantes para realizar uma renovação de contrato de forma eficiente:



1. Avalie o atual cenário do mercado imobiliário: Antes de realizar a renovação do contrato, é importante avaliar o atual cenário do mercado imobiliário. É preciso levar em consideração se a região comporta as necessidades atuais da empresa , se é uma região que é valorizada ou considerada uma boa alternativa para otimização de custos, se está próxima aos transportes públicos, entre outras necessidades dos colaboradores. Essa análise ajudará a definir a melhor se é preciso mudar de endereço ou manter o escritório no atual



2. Conheça as necessidades do negócio: É fundamental entender as necessidades do inquilino para poder negociar uma renovação de contrato vantajosa para ambas as partes. É importante compreender de forma clara sobre as expectativas do negócio para os próximos anos, sobre a possibilidade de ampliar ou reduzir o espaço, se haverá mais necessidade de Opex e se é preciso rever o Capex da empresa.



3. Analise a possibilidade de reajuste do aluguel: A renovação do contrato é uma oportunidade para reajustar o valor do aluguel de acordo com o atual cenário do mercado imobiliário, tanto para o inquilino quanto para o proprietário, por isso é preciso acompanhar o relógio imobiliário e compreender em que momento o ciclo está, para que a negociação seja o mais estratégica possível. Verifique se há espaço para um aumento de valor ou se será necessário manter o mesmo valor para manter o inquilino no imóvel.



4. Verifique as condições do imóvel: Muitas empresas realizam o movimento flight to quality aproveitando o momento da renovação, isso ocorre porque não há multas a serem quitadas. Uma avaliação das condições atuais da ocupação versus a oferta do mercado trará um comparativo mais eficiente sobre a tomada de decisão Se necessário, avaliar se as melhorias podem ser realizadas sem gerar impactos financeiros significativos e que possam ser revertidas em ganhos a longo prazo na ocupação pode ser uma alternativa se a decisão for renovar.



5. Conte com a ajuda de especialistas: Realizar uma renovação de contrato estratégica pode ser desafiador, por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas em imóveis comerciais e que conheçam o ciclo imobiliário, assim a tomada de decisão não será baseada somente no cenário atual, mas ao longo prazo de forma tática, alinhado aos seus objetivos de negócio.



O processo de renovação contratual é sempre uma oportunidade para construir uma nova relação entre o inquilino e proprietário, havendo concordância entre ambas as partes, que pode ser nas mesmas condições atuais ou de forma ajustada. Compreender de forma clara a margem de negociação é fundamental para que a negociação seja transparente e aceitável para ambas as partes.


Além disso, manter um bom relacionamento entre inquilino e proprietário torna o processo mais tranquilo. É possível, também, considerar vantagens adicionais para garantir a renovação do contrato, mas só é possível mapear as diferentes possibilidades quando bem compreendidas e analisadas. O processo de renovação de contrato deve ser feito por empresas éticas e sérias no mercado, que possuem experiência em maximizar os resultados do negócio e utilizando ferramentas para monitorar o mercado para que ambas as partes possam usufruir de uma tomada de decisão inteligente e eficaz. Por este motivo, a mpre realiza a coordenação da revisão do aluguel para maximizar os resultados do proprietário e elevar a rentabilidade do ativo. Em complemento, analisamos periodicamente os contratos de locação para indicar as questões comerciais que podem ser melhoradas para maior segurança do proprietário.


41 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page