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Como superar a experiência do cliente no Varejo físico

Atualizado: 5 de out. de 2022

Os diferentes perfis de loja atraem mais clientes e tornam a experiência omnichannel mais interativa, incluindo espaços menores e bem localizados.




Tanto o e-commerce quanto o varejo físico apresentaram crescimento. Segundo a Criteo, 72% dos consumidores procuram o produto desejado em lojas físicas antes de efetuar compras online, sugerindo uma relativa importância desses espaços na experiência dos clientes. É neste cenário em que prevalece a experiência omnichannel, em que muitas empresas varejistas estão utilizando espaços menores para levar mais experiência aos seus clientes, sejam para showrooms, guide shops ou pop-up stores. Por outro lado, grandes marcas que começaram no universo digital passaram a adotar espaços físicos temporários para implementarem suas pop-up stores com campanhas sazonais. Com seus diferentes usos, adaptações ao novo perfil de consumidor e às tendências de Varejo, muitas empresas estão buscando esses espaços para promover mais interação com seus clientes, em diversos ambientes, sejam eles digitais ou físicos.

Entenda quais são os perfis de Varejo Físico que podem superar a experiência do cliente.



1- Pop-up Stores:


São espaços físicos montados de forma temporária. Costumam ser utilizados por meses ou poucos anos, em espaços menores e focam na experiência do cliente para campanhas específicas e exploram muita criatividade.



2 - Guide Shops:


Funciona como uma espécie de showroom para e-commerces. São espaços menores, sem estoque, que extrapolam a experiência do cliente entre o universo físico e digital. Os clientes podem provar, sentir e experimentar peças e comparem online para receberem em seus endereços.


3 - Showrooms:


São espaços dedicados para apresentar produtos e serviços, funciona como um mostruário e é destinado apenas para a exibição e teste dos itens. Podem ou não estar atrelados às compras online no mesmo local e não necessitam necessariamente de grandes metragens.



4 - Flagships ou Lojas Conceito:


Lojas físicas que vão além da fórmula tradicional, as concept stores têm objetivo de se relacionarem de forma diferenciada com seus clientes. Utilizam ambientes criativos, mexem com o imaginário, possuem interatividade e uso de tecnologia. Geralmente atrelam a experiência às vendas online.


Seja qual for o formato, é preciso contar com profissionais experientes no mercado imobiliário, que irão avaliar não só os espaços disponíveis de acordo com a estratégia adotada para a locação de um ambiente físico, mas também a região e a análise mercadológica para melhor posicionamento.


Espaços físicos menores e mais criativos, sem a necessidade de altas metragens para estoque, certamente se tornarão cada vez mais usados para promover uma experiência única, que permite às empresas oferecer aos seus consumidores a estratégia de consumo omnichannel.



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