Rastrear tendências para o setor de varejo pode proporcionar vantagens competitivas para o negócio, até pela possibilidade de sair à frente da concorrência.
O crescimento das compras on-line transformou o varejo, fazendo com que o setor se adaptasse aos novos modelos de negócio e tendências que surgiram no período da pandemia e passaram a fazer parte da vida dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a Dito, onde foram entrevistados 2 mil consumidores brasileiros, foi possível notar que nos últimos 12 meses, até julho de 2022, quase o mesmo percentual de público comprou na internet e nas lojas físicas.
73% compraram on-line em sites e lojas virtuais
70% compraram em lojas físicas
Essa tendência é conhecida como jornada de compra híbrida, que varia do on para o off ou vice-versa, e está cada vez mais presente na vida dos consumidores. Esse movimento também revela outra tendência: a omnicanalidade. Isto é, a integração entre os diversos canais de relacionamento e vendas da marca com o público.
A pesquisa também revelou que o consumidor brasileiro sabe exatamente o porquê escolher entre um canal e outro. Por exemplo, a principal vantagem da compra online são os preços, já a desvantagem é em relação ao valor do frete.
Para garantir todas as vantagens no momento da compra, o consumidor pode adotar o modelo “compre na internet, retire na loja”, adquirindo o produto por um preço mais barato sem a necessidade de pagar o frete. Mas como isso impacta o mercado imobiliário? Muitos investidores têm buscado alternativas para seus espaços, tornando as oportunidades físicas em locais atrativos, com metragens menores para se adaptarem à nova realidade.
Quais são as vantagens do varejo híbrido?
O varejo híbrido permite que o lojista alcance diferentes grupos de pessoas e, como consequência, tenha um número maior de clientes. Isso porque ele não se limita a um único canal e, por fazer uso de dois, pode abranger um número muito maior de consumidores.
Outra vantagem desse tipo de negócio é ter um espaço físico, onde é possível fazer a venda dos produtos e manter um estoque - caso o negócio necessite de um espaço maior, os centros de distribuição são a melhor opção.
Proporcionar uma melhor experiência ao cliente também é uma vantagem do varejo híbrido. Isso porque é possível optar por disponibilidades em diferentes regiões e para diferentes possibilidades.
Como escolher o imóvel ideal para o seu negócio?
Independentemente se você estiver procurando um espaço para locação ou compra, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de escolher o imóvel ideal para o seu negócio. Entre as principais delas estão: localização, estrutura deve ser compatível com o tipo de negócio, concorrência, documentação, entre outros. 1 - Localização: Imóveis bem localizados possuem mais fluxo de pessoas transitando, bem como horários e dias da semana com maior movimento. É preciso avaliar a oportunidade imobiliária considerando o tipo de loja física, concorrentes em seu entorno e mercadoria a ser comercializada;
2 - Documentação: Profissionais que entendem dos processos financeiros e jurídico, bem como entendem dos modelos de contrato de locação e venda de um imóvel podem auxiliar não somente na valorização do ativo, mas também garantem que a negociação seja feita de forma imparcial e eficiente;
3 - Tipo de disponibilidade: Uma oportunidade imobiliária pode oferecer diferentes metragens, com infra estruturas no modelo turn key ou com acabamentos que permitem uma mudança de endereço mais rápida. Além disso, uma negociação precisa levar em consideração as movimentações do mercado imobiliário e a volatilidade do setor varejista.
Caso você esteja procurando um espaço físico para o seu negócio, é possível encontrar diferentes disponibilidades para locação e venda ao redor do Brasil, com metragens variadas, diferentes padrões, prontos ou não para ocupação e que podem ser adaptados facilmente às diferentes necessidades.
Entre em contato com a nossa equipe e seja atendido por profissionais com expertise de mercado.
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