top of page
Banner_Blog MP.png

Blog

Estudo de vocação imobiliária: explore o potencial de um ativo imobiliário

Atualizado: 24 de jun. de 2022


O estudo de vocação é uma prática muito comum no mercado imobiliário. A partir dele é possível identificar as melhores alternativas de desenvolvimento imobiliário para um imóvel, indicando os tipos de uso com maior potencial de sucesso, minimizando riscos e potencializando seu valor de mercado.

No processo do estudo de vocação são elaborados estudos de oferta e demanda para diversos segmentos imobiliários, considerando os usos permitidos de acordo com o zoneamento do local; e, como resultado, identificados os produtos com maiores chances de sucesso e maximização de valor.

Posteriormente, os produtos identificados são formatados para atender as necessidades do mercado quanto à tamanho, preço, características físicas etc., adequando-os à capacidade de absorção da região no momento de entrega do desenvolvimento. Quanto mais detalhado o produto, mais precisas serão as análises de risco e retorno.

As etapas do estudo são:


PESQUISA DE MERCADO

Conceitua a região em linhas gerais quanto à sua vocação, atratividade imobiliária, desenvolvimento recente, velocidade de venda, perspectivas futuras e patamares de valores praticados. Nesta etapa são levantados os dados de cada um dos segmentos que compõem o mercado imobiliário local como:

Perfil Edificado: Caracterização dos principais empreendimentos que compõem cada um dos segmentos analisados.

Oferta disponível: Descrição dos espaços disponíveis que compõem a vacância de cada segmento.

Oferta concorrente (empreendimentos atuais e futuros): Levantamento de informações completas sobre os empreendimentos atualmente em construção na região e os que estão entregues e disponíveis para comercialização.

Nível de Demanda: Informações pertinentes aos atuais níveis de demanda para cada segmento analisado.

Faixa de Preços Praticados: Levantamento de informações sobre os preços pedidos de venda e/ou locação (e transações) para os espaços disponíveis nos empreendimentos.


ESTUDO DE VOCAÇÃO E RESULTADOS

Com base nos dados extraídos na Pesquisa de Mercado, são realizadas análises detalhadas das condições atuais dos diferentes segmentos que compõem o mercado imobiliário local e apresentadas as conclusões e recomendações a respeito dos melhores usos (vocação) a serem implantados no terreno.

Caso seja de interesse, é possível ainda a elaboração de estudos de viabilidade baseados nas conclusões obtidas no estudo de Vocação, assumindo-se os cenários mais prováveis e apresentando viabilidades financeiras que mostrem o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) de cada uma das alternativas.

O Estudo de Vocação Imobiliária se faz necessário para extrair todas as possibilidades de uso de um ativo de forma criativa, estratégica e inteligente, possibilitando uma leitura real e atual do mercado, permitindo um melhor posicionamento do investidor e/ou incorporador diante de um mercado que está em constante mudança.

A matchpoint conta com uma equipe altamente experiente e preparada para realizar um estudo de vocação imobiliário completo e estratégico.

48 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page