top of page
Banner_Blog MP.png

Blog

Locação ou Venda? Como realizar uma tomada de decisão inteligente


A escolha entre locação ou venda de um imóvel é uma decisão que envolve diferentes pontos estratégicos e precisa de atenção, levando em consideração o potencial de valorização do ativo, bem como analisar o retorno financeiro. Portanto, é fundamental realizar uma tomada de decisão inteligente, mapeando e analisando o mercado e as condições de comercialização do imóvel.

A locação é uma opção interessante em um cenário onde existe uma margem de risco de vacância mais baixa, em que o imóvel está em uma localização mais valorizada e oferece também uma infraestrutura atrativa em sua comercialização. Além disso, é preciso verificar o preço por m² da região versus o valor oferecido na locação e, até mesmo, um estudo de eventual valorização com base no ciclo imobiliário e uma possível estratégia de retração ou expansão do mercado.



Considera-se, ainda, a análise das taxas de juros, custos de manutenção e outros investimentos caso o imóvel fique um longo período vazio. Dados recentes fornecidos pela Buildings apontam um aumento na média do preço pedido de locação de imóveis corporativos em regiões como a Faria Lima e Vila Olímpia - em São Paulo, por exemplo. As empresas também passaram a optar por edifícios mais sustentáveis e modernos, após a consolidação do modelo híbrido de trabalho. Segundo dados publicados pela pesquisa da CBRE, incluindo 560 edifícios, 70% têm um retorno ao escritório superior a 50%.


A locação pode oferecer uma renda mensal estável e uma possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo, além de permitir que o proprietário possa estender o contrato de locação com uma renovatório a preços ajustados.

Por outro lado, espaços corporativos dedicados com perfil voltado para lojas, empresas com sede única, terrenos, ou pequenos edifícios podem fazer mais sentido em cenário de venda. Isso porque dependem também do período de vacância a ser analisado e os custos envolvidos na manutenção do ativo, localização, entre outros aspectos legais e financeiros.

. A venda também pode ser uma opção interessante para aqueles que precisam de capital para investir em outras oportunidades Em caso de venda, a precificação precisa levar em consideração uma análise imobiliária e um estudo de viabilidade para determinar o melhor retorno financeiro.


Para realizar uma tomada de decisão inteligente, é fundamental considerar diversos fatores, como a localização e as condições do imóvel, o mercado imobiliário e as perspectivas de valorização, as necessidades financeiras do proprietário, as taxas de juros, entre outros aspectos relevantes.



Selecionamos algumas dicas para você tomar uma decisão inteligente sobre locar ou vender seu imóvel


A tomada de decisão, tanto para a venda quanto para a locação, deve ser pautada em uma estratégia sólida e inteligente , que maximize o retorno financeiro e o potencial da oportunidade imobiliária. Listamos algumas algumas dicas para apoiar uma tomada de decisão inteligente:


1. Avalie o potencial imobiliário do ativo: para compreender a valorização do ativo, é preciso considerar as análises do mercado imobiliário e seu ciclo, entender sobre a precificação da região e se é uma localização que possui potencial de crescimento ou não, além de considerar um estudo de viabilidade do ativo, preço pedido por m², entre outros fatores.


2. Considere as condições do mercado: O mercado imobiliário é dinâmico e pode mudar rapidamente. Considere as condições do mercado atual, bem como as perspectivas de valorização do seu imóvel a longo prazo, principalmente porque vivenciamos um mercado que se transformou pós-pandemia, com novas buscas por edifícios modernos e sustentáveis, além de melhor localizados . Isso ajudará a tomar uma decisão de forma estratégica.


3. Avalie a localização do imóvel: A localização é um fator crucial no mercado imobiliário. Se o seu imóvel estiver em uma região de alta demanda, a locação pode ser uma opção mais rentável tanto na locação quanto na renovatória. Isso porque as perspectivas de locação são positivas no mercado de escritório de alto padrão em algumas regiões, como São Paulo. No entanto, se o ativo apresentar longo período de vacância, ou estiver com custos significativos de manutenção, é preciso criar um plano estratégico de posicionamento do ativo antes de comercializá-lo


4. Procure orientação de profissionais especializados: Ao posicionar um ativo, é preciso considerar diferentes aspectos que envolvem o cenário econômico e o comportamental do mercado imobiliário, incluindo uma avaliação minuciosa dos riscos envolvidos na negociação, do potencial de valorização e do ponto de vista legal, de forma confiável e eficiente, por profissionais que entendem e possuem experiência em gestão imobiliária .


Contar com o auxílio de profissionais especializados para auxiliar nas decisões, que precisam ser bem estruturadas por profissionais que irão analisar os impactos a médio e longo prazo, é de extrema importância para atingir os objetivos de negócio e para mitigar riscos envolvidos na tomada de decisão. Aqui na mpre temos a missão de gerar resultados positivos para os nossos clientes, prestando serviços com transparência e imparcialidade, respeitando e agilizando os melhores resultados.

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page